RS - Campo Bom

Campo Bom

Campo Bom pertence à região metropolitana de Porto Alegre, situada no Vale do Sinos a 50 Km da capital, com aproximadamente 60 mil habitantes. Emancipada de São Leopoldo em 31 de janeiro de 1959, foi o primeiro município do Brasil a exportar calçado, e onde aconteceu a 1ª Feira Nacional de Calçados, que originou a FENAC. Também em Campo Bom foi construída a primeira Ciclovia da América Latina com 18 Km de extensão. A ciclovia também é muito usada por pedestres para corridas e caminhadas. Aqui originou a primeira Igreja de Culto Evangélico do Sul do Brasil e uma das primeiras do país. A origem do nome do município veio dos tropeiros que conduziam o gado da Serra Geral para São Leopoldo e Porto Alegre, passando pela localidade. Aqui descansavam sob a sombra de árvores enquanto o gado pastava nos campos verdejantes.

Memorial do pioneirismo

O Memorial do Pioneirismo, localizado na entrada da cidade, foi inaugurado em 2004 e nele estão representados áreas em que a cidade de Campo Bom tornou-se pioneira:
- A primeira cidade do Brasil a possuir uma unidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, simbolizado na área por uma janela, que reproduz a janela original da igreja, e o símbolo da IECLB.
- A primeira cidade do Sul do Brasil a ter uma escola evangélica, representado no monumento por um livro.
- A primeira cidade brasileira a promover uma festa do calçado, que no memorial virou um sapato numa caixa de vidro.
- A primeira cidade do Brasil e exportar sapatos, representado por um sapato junto a um globo terrestre.
- A primeira ciclovia da América Latina, representado por uma bicicleta e diversos aros de pneus.

Circulando por Campo Bom

Campo Bom, berço da colonização alemã, é uma pequena e bela cidade que por décadas ficou focada somente na fabricação do calçado, todos os negócios dependiam dessa atividade. Com a quebra das grandes fábricas de calçados e a evasão, a administração se obrigou a diversificar as atividades e investir em turismo, que atrem pessoas de todas as regiões para assistir aos eventos e shows de artistas famosos. Campo Bom também é conhecida como a cidade mais quente do Rio Grande, no verão as temperaturas beiram os 40 graus. Ainda é possível ver a memória dos antepassados guardada em algumas casas que foram preservadas e ainda estão bem conservadas. Algumas ainda mantém a data de sua fabricação na fachada. Bem no centro da cidade encontramos alguns exemplares históricos como o antigo Cinema Imperial, o Clube XV de Novembro, a antiga Estação Ferroviária, a antiga Igreja, o Cemitério Evangélica entre outros.

Igrejas

A primeira igreja de culto evangélico do Sul do Brasil, foi construída em Campo Bom no ano de 1828. Contam os historiadores que era uma construção estilo enxaimel, que também servia de escola para os filhos dos imigrantes. Esta primeira igreja está desativada e foi substituída em 1951 pela que se vê na segunda foto abaixo, onde são realizados os cultos evangélicos. Em julho de 1936, sete famílias fundaram a Comunidade Evangélica Luterana da Paz. De 1932 a 1936 os cultos eram celebrados nas casas dos fiéis, sem que houvesse uma comunidade constituída. Em 1930 foi lançada a pedra fundamental da Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, sendo substituída pela Igreja Matriz Santa Teresinha no centro da cidade.

Educação e cultura

Na área da educação e cultura, Campo Bom tem dedicado um cuidado especial. O Centro de Educação Integrada (CEI), é um espaço que conta com um Complexo Cultural, com teatro, cinema, biblioteca e espaço para exposições. Com 50 mil metros quadrados de área e com uma arquitetura moderna, esse espaço oferece para o público da cidade e da região, momentos de cultura, estudo e lazer. Um belo anfiteatro externo, construído sobre o auditório, conta com espaço para 1.200 pessoas sentadas, além de possibilitar uma bela vista de toda a redondeza no topo do prédio. A biblioteca Professor Antônio Nicolau Orth, que fica no no terceiro piso do Complexo, foi inaugurada em 2008, conta com uma estrutura arquitetônica contemporânea e totalmente informatizada, com um acervo de mais de 32 mil livros a disposição do público, além de 45 mil obras para consulta on-line, jornais, revistas, uma moderna estação de trabalho com computadores conectados a internet, sala de audiovisual e espaço para pesquisa. O acervo da antiga biblioteca Pública Dr. Liberato, que fica localizada na av. Adriano Dias, foi transferido para a nova biblioteca. Esse prédio já foi estação ferroviária, foi prédio da Prefeitura Municipal e está se transformando em Centro Municipal de Informação e Ludicidade Dr. Liberato, contando com um Telecentro Comunitário, Brinquedoteca, Sala de Leitura e Sala do Faz de Conta. Campo Bom conta com mais de 40 escolas municipais, com ensino de qualidade e prédios bonitos condizentes com a beleza da cidade.

Largo Irmãos Vetter

Inaugurado em 2005, o Largo Irmãos Vetter, com 13 mil metros quadrados, é um espaço para se reunir, comprar artesanato e ver shows. A praça foi construída na área central da cidade, onde funcionava a primeira fábrica de calçados de Campo Bom, o Irmãos Vetter e CIA. O espaço, que é composto por um portal de entrada que conserva a fachada original da primeira indústria de calçados, Esse espaço possui o Mirante João Arlindo Hilgert, com quarenta metros de altura, onde as pessoas podem subir de elevador e ter uma bela vista cidade no seu topo. No centro da praça, um belo mosaico, com um chafariz, diverte principalmente a gurizada que gosta de se se refrescar nas águas que vertem do chão. Tem também um espaço especial para a criançada com diversos brinquedos, como escorregadores, gangorras e dinossauros de madeira. Enfeitando o largo, uma escultura de uma bicicleta enorme de metal representa a ciclovia e o meio de transporte mais utilizado na cidade. O local já é conhecido por abrigar uma série de grandes eventos culturais ao longo do ano. Eventos como a Feira do Livro, Natal da Integração, shows de bandas locais, e muito mais, transformam o Largo Irmãos Vetter em um ponto de encontro, diversão e cultura. Nessa praça havia um monumento em formato de um pé com 7 metros de altura, que recentemente por ordem judicial, teve que ser removido, por entenderem que fazia alusão à um ex-prefeito que era conhecido como "Pezão".

Espaço Marilú Kehl e Centro de Informação e Ludicidade Dr. Liberato

O Espaço Marilú Kehl e Centro de Informação e Ludicidade Dr. Liberato se mesclam formando um belo contraste histórico, cultural e arquitetônico. Na parte central da praça foi erguido um monumento em homenagem ao sapateiro, que foi o foco do desenvolvimento da cidade. O Centro Dr. Liberato funciona num prédio histórico que já serviu de biblioteca, prefeitura e até mesmo como Estação Ferroviária em épocas passadas. o Centro conta com:
- Telecentro Comunitário: Com computadores conectados à internet banda larga, onde a comunidade pode realizar atividades de interação social, comunicação e capacitação.
- Brinquedoteca: Um espaço com brinquedos, jogos e materiais para cálculo e alfabetização.
- Sala de Leitura: Com disponibilidade de jornais e revistas para a população, que agora tem um espaço para ler. - Sala do Faz de Conta: Voltada para o público infantil, que vem para trabalhar o desenvolvimento do imaginário e liberação de fantasias, estimulando o autoconhecimento, uso de raciocínio lógico e a capacidade de observar e explorar o ambiente onde vive, mediante experimento de diversos papéis, o que auxiliará no trabalho das emoções e medos.
- Memorial do Trem: Contendo um acervo de fotos, documentos históricos, pedaços do trilho e do dormente de madeira, blocos de divulgação do horário que o trem passava. Muitos itens foram doados pelos moradores.

Ciclovia, parques, praças e muito verde

A natureza faz parte do paisagismo natural de Campo Bom; belas ávores e parques acompanham os parques e a ciclovia, tornando um passeio agradável para quem vai de bicicleta ou até mesmo a pé.
Ciclovia: Com mais de 18.000 metros de extensão, ela interliga os principais estabelecimentos industriais e comerciais com as vilas populares de Campo Bom. É considerada a primeira ciclovia oficial da América do Sul. A idéia inicial foi oferecer maior segurança para o ciclista e melhorar o fluxo de veículos da cidade, principalmente nos horários de pico.
Parque Municipal da Integração Arno Kunz: Com mais de 3 Km de extensão às margens do Arroio Schmidt e da Avenida dos Estados, está o parque popularmente chamado de "Parcão", bastante arborizado, cheio de flores e bancos para quem quer tomar um chimarrão com a família ou amigos no final da tarde. No parque também encontramos a Casa dos Escoteiros, quadras de areia para prática de vôlei e futebol, playground para as crianças, quadras de cimento para prática de esportes, pista atlética e de bicicross. A Estação Saúde, localizada junto ao parque, foi implantada com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos com acompanhamento, os usuários podem verificar a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC), receber orientações nutricionais e dicas sobre alongamento e atividades aeróbicas.
Praça João Blos: A primeira praça construída na cidade, inaugurada em 1944, inicialmente foi denominada Praça Campo Bom, que passou por uma grande remodelação em 2008 para integrar a nova arquitetura da região central da cidade, até hoje é utilizada como um espaço de encontro da comunidade. Diversos bancos e um espelho d'água embelezam a praça junto com as mesas para a prática de xadrez e damas. Recentemente foi instalado na praça o Monumento ao Voluntariado, a escultura representa o movimento cultural voluntário em grande escala a partir da Festa do Sapato, que reconstruiu a identidade história de Campo Bom.
Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler: Localizado próximo ao centro da cidade, o CEMEA é um espaço de orientação e educação ambiental, tanto para jovens como adultos também. A proposta é fazer com que as pessoas vivenciem, dialoguem e construam a educação ambiental de forma coletiva. O espaço aproxima a comunidade da natureza, resgatando as relações entre o homem e o ambiente através de atividades pedagógicas com crianças e adultos, sempre orientado por profissionais qualificados.