PE - Ipojuca / Porto de Galinhas

Ipojuca

Ipojuca formado pelo distrito sede, distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó e pelos povoados das praias de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe, Maracaípe, Serrambí, Touquinho e seus engenhos. A colonização de Ipojuca teve início em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca, essas terras bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região. A origem do seu nome vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura. O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal de nº 02, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca. Com o Decreto de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia seria no ano de 1596.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é a praia do mais conhecida do nordeste e adquiriu fama internacional. São 4 km de praia de areia branca e batida, coqueiros, águas transparentes e mornas. Suas piscinas naturais são fáceis de chegar, basta 5 minutos de jangada alugada ali mesmo no centrinho da Vila e oferecem, além do banho, a possibilidade de apreciar seus peixes coloridos. O crescimento turístico de Porto obrigou os poderes públicos a dotá-la de infra-estrutura conveniente para atender a todos com o conforto necessário de dia e de noite. Porto de Galinhas conta com diversos hotéis, resorts e muitas pousadas. Também não faltam bares, lanchonetes e restaurantes. O comércio de artesanato é muito importante para a economia local.

Resorts

Porto de Galinhas se destaca, também, pelos seus confortáveis resorts e hotéis. Tivemos o privilégio de conhecer o Enotel Resort onde fomos muito bem recepcionados.

Praias de Ipojuca

A praia de Muro Alto é preservada e uma ótima opção de passeio. Seu nome teve origem graças à presença de um paredão de areia com coqueiros, que existe na região. É em Muro Alto que estão localizados os resorts de Porto de Galinhas. A praia é formada por arrecifes, um local tranqüilo com piscina natural de 2,5 quilômetros de extensão com águas mornas e calmas para os banhistas. A praia de Maracaípe também fica ao lado de Porto de Galinhas, porém é uma praia menos badalada e com as águas mais agitadas, ideal para quem curte surf. Possui bastante opções de bares e pousadas.

Pontal de Maracaípe

O Pontal de Maracaípe está localizado a quatro quilômetros do centro de Porto de Galinhas. Ali acontece o encontro do Rio Maracaípe com o mar, que na maré baixa, formam piscinas naturais, ideais para um agradável banho nas águas mornas e calmas. O pontal possui um vasto manguezal, que abriga uma rica biodiversidade. Para conhecer as maravilhas da região, basta realizar um passeio de jangada. Ali temos a oportunidade de visitar o habitat do cavalo-marinho, um animal ameaçado de extinção. Além disso, pode-se observar de perto outras espécies como siris, caranguejos e aratus. Devido ao trabalho de preservação da natureza, não existe rede de serviços de alimentação e hospedagem. No local, funcionam apenas os bares que atendem às necessidades dos visitantes, almoço na beira do rio, com direito a quiosque.