AL - Costa dos Corais

Costa dos Corais

O norte do estado de Alagoas abriga uma das mais belas áreas do país conhecida como "Costa dos Corais", uma área protegida rica em flora e fauna. Inclui os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi. O roteiro é encantador com piscinas naturais ideais para observar espécies marinhas, águas mornas e tranquilas, ondas alucinantes e praias selvagens, que fazem parte deste trecho alagoano com 135 km de extensão de uma imensa barreira de corais, considerado o segundo maior banco de arrecifes do mundo, sendo a Grande Barreira de Corais da Austrália o primeiro.

COSTA DOS CORAIS

MARAGOGI

Maragogi

Situada a 125 km de Maceió, capital do estado de Alagoas. Seu nome é oriundo do tupi antigo "maragûaóîy", que significa "rio dos gatos-do-mato". Por volta do ano 1000, a maior parte do atual litoral brasileiro, incluindo o atual município de Maragogi, foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia. Eles expulsaram os antigos habitantes, os chamados tapuias, para o interior do continente. De grande importância na história brasileira, holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos, mas foram os moradores da Vila de Maragogi, sem recursos, mas com heroísmo, que impediram e desarticularam a tentativa holandesa de desembarque em Alagoas. Foi criada como vila em 1875 com o nome de "Isabel". No mesmo ano, uma lei transferiu a freguesia de São Bento para à então Vila Isabel. Mudou o nome para Maragogi no ano seguinte, mesmo nome de um rio que banha a cidade. Em maio de 1892, foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se de Porto Calvo. Sua população estimada em 2018 foi de 32.369 habitantes.

Circulando por Maragogi

Maragogi é um dos mais importantes polos turísticos da região. É conhecida pelas suas longas praias como Burgalhau, perto do Rio dos Paus. Os recifes de coral ao largo da costa e os bancos de areia criaram uma lagoa pouco profunda, que serve de piscina natural. A sul de Maragogi encontra-se São Bento, uma aldeia com uma praia repleta de palmeiras.

Orla de Maragogi

A Orla de Maragogi é o local mais badalado da extensa faixa litorânea da cidade que é o segundo polo turístico de Alagoas. Turistas do mundo inteiro ficam encantados com tamanha beleza da praia central do município. Diversos passeios de catamarãs ou barcos são oferecidos para quem deseja fazer um passeio até as piscinas naturais (galés), com direito a mergulho com cilindro. É possível também fazer um belo passeio pelas praia da região com bugue.

JAPARATINGA

Japaratinga

Emancipada de Maragogi desde 1960, está distante 115 km de Maceió. Sua população é de 7.752 habitantes conforme Censo de 2010. É um paraíso natural quase inexplorado entre Maragogi e Porto de Pedras, com praias paradisíacas, barreiras de corais, piscinas naturais e uma natureza exuberante.

Orla de Japaratinga

Águas tranquilas em um paraíso de areias claras. A antiga colônia de pescadores possui 5 praias de águas tranquilas e areias claras, rodeadas por coqueirais, sendo aquele cantinho perfeito para fugir do dia a dia agitado e curtir a tranquilidade de uma praia quase deserta. As praias paradisíacas estão espalhadas em 15 km do litoral alagoano, seguindo pelo coração da Costa dos Corais até o Rio Manguaba, que separa Japaratinga de Porto de Pedras. Perto da barreira de corais, fica a Croa de São Bento, uma formação de terra em meio ao mar, que forma um banco de areia em meio a águas transparentes, com acesso somente por embarcação. Suas piscinas naturais não perdem em nada para as de Maragogi, repletas de peixinhos, corais e vida marinha em geral.

Mirante Aruanã

O Mirante Aruanã fica localizado na estrada que leva ao centro da cidade. Do alto é possivel ter uma visão ampla e ainda mais abrangente das praias de Japaratinga. O mar azul com toques de verde esmeralda fica ainda mais incrível visto do mirante. Perfeito para quem gosta de tirar uma boa selfie ou para quem quer fazer um lanche junto à loja de artesanato.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

São Miguel dos Milagres

Emancipado de Porto de Pedras, situa-se a 90 km de Maceió e sua populaç]ao estimada em 2020 é de 8.013 habitantes. A capela inicial, que deu origem à freguesia, foi dedicada a Nossa Senhora Mãe do Povo, originando o nome inicial do local. Segundo a tradição, o nome mudou após um pescador, que tinha uma ferida persistente, encontrar na praia uma imagem de São Miguel Arcanjo. Ao levar para sua casa e fazer a limpeza da imagem, a ferida estava totalmente cicatrizada. Durante muito tempo a principal atividade econômica da cidade foi a cultura do cultivo de coco, tendo sido por longos anos a região mais produtiva de todo o estado de alagoas, comercializando o fruto nacionalmente e para o exterior.

Orla de São Miguel dos Milagres

A praia central de São Miguel dos Milagres é uma enseada envolta em um vasto coqueiral. As águas esverdeadas e morninhas são perfeitas, a orla é pontuada pelos currais de peixe e tem uma das mais belas piscinas naturais da região.

BARRA DE SANTO ANTÔNIO

Barra de Santo Antônio

Localizado na região metropolitana de Maceió, distante desta 37 km. Em 1960 a cidade conseguiu a emancipação, então pertencente a São Luís do Quitunde. Sua população estimada em 2019 é de 15.932 habitantes. A principal atividade é o turismo que conserva em suas praias característias selvagens e arrecifes que formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável. Cortada pelo Rio Santo Antônio Grande, a Barra se divide em duas partes, uma mais urbana que integra a estrutura da cidade, e, navegando pelo rio, a mais nativa, onde se concentram os principais pontos turísticos, uma delas é a Ilha da Crôa, cuja travessia era feita por balsas, e que a partir de 2010, passou a ser pela ponte que liga o Centro da Cidade com a parte mais nativo da Ilha da Croa. Possui belas praias como Tabuba, praia da Maré Mansa e Carro Quebrado, com seu extenso coqueiral e praias de rara beleza e ainda pouco exploradas.

Praia do Carro Quebrado

A Praia do Carro Quebrado não é tão conhecida entre os turistas, por isso, é comum encontrarmos ela deserta, cheia de tranquilidade e muita preservação ambiental. A praia é cercada por falésias de cores vibrantes, que contrastam com o mar azul esverdeado e proporciona um visual inesquecível. O acesso não é tão simples, não recomendado para carros de passeio, por isso são oferecidos passeios de buggy que saem da pousada Capitão Nikolas. Existem duas versões para a origem do nome Carro Quebrado, que são contadas pelos moradores locais. Uma das versões alega que o nome tem origem devido a dificuldade de acesso a praia por causa da estrada e que um casal teria atolado o seu veículo tentando chegar a praia, abandonaram o veículo e ele foi corroído pela maré alta. A outra versão conta que um casal foi namorar no local no período da noite e que não conseguiu mais voltar para suas casas porque o carro quebrou na estrada.

Capitão Nikolas Beach Club

Capitão Nikolas Beach Club fica localizado na península da Ilha da Crôa, em Barra de Santo Antônio. Possui infraestrutura de resort, serviço de bar, restaurante, piscina e praia. O local é ponto de partida, para conhecer de buggy ou lancha a praia do Carro Quebrado, localizada a 6 Km do local.