RS - Três Coroas

Três Coroas

Três Coroas é uma cidade de 22.905 habitantes (conforme senso de 2007) localizada junto a Rodovia RS-115 que liga Taquara a Gramado, sendo a última cidade do Vale do Paranhana que antecede a Serra Gaúcha, distante 92km de Porto Alegre e 22km de Gramado. Sua economia é baseada na indústria calçadista e sua colonização é de maioria alemã, vinda no final do século XIX. A cidade é banhada pelo Rio Paranhana e cercada por montanhas, muitas ainda com mata nativa preservada. Por este motivo, a cidade também é conhecida por "Cidade Verde".

Circulando por Três Coroas

Três Coroas é uma típica cidade do interior gaúcho, bem pacata e pouco verticalizada, quase não se vê edifícios. o povo daqui gosta de se reunir em suas praças ou à beira do rio paranhana, para tomar um bom chimarrão e conversar.

Praça Afonso Saul

A Praça Afonso Saul foi inaugurada no ano de 1987 e recebeu este nome em homenagem ao primeiro prefeito de Três Coroas, cuja administração foi de 1959 a 1964. Mas antes disso, o local passou por uma série de transformações. Conforme o relato de antigos moradores, antes de se tornar uma praça o local servia de potreiro para o gado. Nele havia um banhado onde tinha uma verdadeira colônia sapos. Em 1987 foi realizado um concurso entre os alunos das escolas do município, para que estes fizessem um desenho de como gostariam que fosse a nova praça.O desenho de um aluno inspirou um novo projeto arquitetônico. No mesmo ano, o projeto foi posto em prática e foram construídos o quiosque, o palco com uma pira e um chafariz com luzes coloridas. O espaço também recebeu um trabalho de jardinagem, que contribuiu ainda mais para o seu embelezamento. Em maio de 1987 as obras foram inauguradas e o local passou a se chamar Praça Afonso Saul. A praça passou por um processo de revitalização em 2008, foi desenvolvido um trabalho de paisagismo com grande variedade de flores e plantas e o chafariz também foi reativado.

Praça Francisco Leal

A Praça Francisco Leal fica localizada às margens do rio Paranhana, entre as duas pontes de acesso à cidade. A praça conta com quadras de esportes, pista de skate, parquinho infantil, área para caminhadas e área para leitura. Como fica às margens do rio, no verão vira a "praia" do tres-coroense.

Centro Budista Chagdud Gonpa

O Khadro Ling é a sede do Chagdud Gonpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e prática do Budismo Tibetano. Uma comunidade de praticantes budistas mora no local e em suas terras fica o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. Em 1991, S.Em.ª Chagdud Tulku Rinpoche visitou o Brasil pela primeira vez. Em 1994, foi convidado para vir ao Rio Grande do Sul. Encantado com a beleza da serra gaúcha e com o interesse dos praticantes pelo budismo, Rinpoche procurou terrenos na região para estabelecer um centro. Em 1995, Rinpoche mudou-se para onde hoje está o Khadro Ling. Site oficial: kl.chagdud.org.

Raft Adventure / Parque das Laranjeiras

Fundada em 1993, a Raft foi a primeira operadora de rafting do sul do país. Com sede em Três Coroas, a empresa opera suas atividades a partir do Parque das Laranjeiras: o maior centro de aventuras do sul do país. A equipe de condutores, liderada por Leonardo Selbach, atleta que já representou o Brasil em competições olímpicas de canoagem slalom, está preparada para oferecer momentos de adrenalina e diversão com total segurança. Site oficial: www.raft.com.br.