RS - Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval

O primeiro morador de Morro dos Bugres tinha o sobrenome Buchermann de onde originou-se o nome da localidade. Dedicavam-se ao cultivo da terra, desbravando as matas abrindo suas roçadas, onde plantavam: cevada, trigo, centeio, fumo, milho, feijão. Estes primeiros colonos passavam por muitas dificuldades pois o terreno era montanhoso, tiveram que lutar contra animais ferozes e os índios que habitavam a região. Por volta de 1844 chegaram os primeiros colonos a linha Herval onde hoje situa-se a sede do município, que apresentava um solo mais propício para o cultivo. Daí originou-se o novo Município de Santa Maria do Herval. Primeiramente Santa Maria do Herval pertencia a São Leopoldo, depois passou a distrito de Dois Irmãos. O nome Santa Maria do Herval é uma homenagem a Santa Maria, padroeira da 1ª igreja construída na localidade, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Também compõe a sua denominação a palavra "Herval" que ressalta uma característica da região, que é a abundância de ervais.

Circulando por Santa Maria do Herval

A impressão que dá quando chegamos à Santa Maria do Herval é que o tempo passa mais devagar, as pessoas ainda se cumprimentam nas ruas, tomam chimarrão na calçada e é comum se ouvir diálogos em alemão. No centro da cidade ainda é possível ver algumas casas em estilo enxailmel e na área rural é bem comum encontrarmos antigos galpões de madeira. A Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora estyá localizada no coração da cidade e a Comunidade Católica Padre Eterno Baixo encontra-se no bairro com o mesmo nome.

Calçadão do Rio Cadeia

O Calçadão localizado na Rua 25 de Julho, na entrada da cidade, às margens do Rio Cadeia em Santa Maria do Herval, é muito frequentado por visitantes e pelos seus moradores. O local é repleto de árvores, flores e hortências; ideal para tomar um chimarrão, encontrar os amigos, conversar e curtir música. O Calçadão possui vários bancos, mesas e lixeiras, ao lado dele tem uma pequena ilha que é um ótimo lugar para se fazer um piquenique as margens do rio e cercado pela natureza.

Cascata da Usina ou Cascata do Herval

A Cascata do Herval, ou Cascata da Usina como é popularmente conhecida, tem 125 metros de queda livre, é a maior do estado e está localizada a uns 2 km do centro da cidade. Seu acesso é bem íngreme e escorregadio e é feito pela Usina Hidrelétrica do Herval, construída em 1941 e atualmente operada pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

Cascata e Caverna dos Bugres

Local próximo ao centro da cidade, com uma bela cachoeira e diversas cavernas que foram habitadas pelos índios Caingangues no passado. O local preserva o nome dos primeiros moradores da região, que tinham o sobrenome Buchermann, popularizado para "Bugre".

Passarela Maria Valesca Dapper

A obra homenageia a família Dapper, que doou as terras para a construção da ponte, que antes de uma enxurrada era um pontilhão de madeira. A passarela auxilia a travessia das pessoas da localidade de Padre Eterno Baixo e a Estrada Geral.

Balneários

Os moradores de Santa Maria do Herval não precisam se deslocar para o litoral no verão. Por aqui existem diversos balneários que além de oferecer banhos no Rio Cadeia, oferecem também, infra-estrutura com churrasqueiras, cancha de bolão, campo de futebol, piscinas e pesque-pague. Os locais são adequados para passar o dia em família. Os principais balneários são: Balneário Amizade (51) 3567-2308, Balneário do Jacaré (51) 3567-1135 e Balneário Kunzler (51) 3567-2038.