RS - São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula faz parte de diversos projetos turísticos: Rota Romântica, Rota dos Campos de Cima da Serra e Região das Hortênsias e possui uma ótima estrutura de hospedagem, gastronomia, lazer, compras e serviços. Localiza-se a 112 quilômetros da capital Porto Alegre. Tem uma altitude de 907 metros. Sua população estimada em 2007 era em torno de 21.000 habitantes. São Chico, como popularmente é conhecida, possui atrações populares como a Festa do Pinhão, a Colheita da Macela e o Ronco do Bugio, onde a cidade atrai milhares de pessoas anualmente. São Francisco de Paula surgiu no início do século 18, como parada no caminho das tropas de gado do Rio Grande para o centro do país. Os primeiros habitantes foram os índios Caáguas ou Caaguaras, que estendiam suas aldeias pelas Serras Geral e do Mar e usavam pelegos para se aquecer no rigoroso inverno.

Circulando Por São Chico

Bela por natureza (literalmente), com ares de cidade de campo, São Chico revela todo encanto da serra gaúcha. As hortências e a paisagem ímpar recepcionam à todos que chegam. A avenida Júlio de Castilhos, que corta o centro da cidade, concentra em sua extensão diversos pontos turísticos, como o Monumento ao Gaúcho Carreteiro, o Monumento ao Negrinho do Pastoreio, o Monumento à Cuia, o prédio histórico da prefeitura e a Livraria Miragem. É uma avenida bastante arborizada, com uma passarela central com bancos onde muitos aproveitam para tomar um chimarrão com a família. São Francisco de Paula ainda preserva muitas casas de madeira (no sul conhecidas como chalés), mantendo um ar serrano. Grande parte delas pode ser vista ao longo da avenida Júlio de Castilhos.

Centro de Informações Turísticas

Bela recepção na entrada de São Chico, inaugurado em 14 de novembro de 1992, fornece todas as informações sobre os pontos turísticos da cidade. Fica aberto diariamente à visitação das 9h às 18h.

Praça Farroupilha / Auditório Nossas Raízes

Local onde são efetuados eventos populares, possui arquibancadas para 1.500 pessoas e palco com 150 m2 ao ar livre com camarins e sanitários. No local foi erguido um monumento aos Heróis Farroupilhas.

Praça Capitão Pedro da Silva Chaves

Localizada na frente da Igreja Matriz, onde está o busto de José Bonifácio e uma estátua do Padroeiro da cidade, o Santo São Francisco de Paula, feita com material reciclado.

Igrejas

Localizada na frente da Praça Capitão Pedro da Silva Chaves, a Igreja Matriz foi inaugurada em junho de 1964 e em seu interior existe um interessante conjunto de vitrais. As Portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para conclusão da obra. Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), conhecida como Paróquia da Benção Divina, fiva na av. Júlio de Castilhos, 131 no centro da cidade.

Lago São Bernardo

Cartão postal de São Francisco de Paula. Localizado na sede do Município, próximo ao centro, com uma extensão de 1.900 metros, profundidade média de 5m e despoluído. As margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros, tem sido usado para prática de esportes aquáticos. Local ideal para caminhadas. Visitação permanente e gratuita. Próximo à entrada do lago tem a Gruta do Lago São Bernardo, em suas paredes tem esculturas que representam o nascimento de Jesus e a sua fuga para o Egito.

Parque das 8 Cachoeiras

O Parque das 8 Cachoeiras é um lugar privilegiado com 130 ha de mata atlântica virgem intocável, com vales, cerros e cachoeiras, além de uma enorme variedade de animais silvestres. Localizado em um ponto estratégico, a Pousada oferece contato direto com a natureza, conforto e lazer. O local possui infra-estrutura com cabanas, estacionamento e restaurante. Localizado a 2,5Km do lago São Bernardo e a 4Km do centro da cidade. O acesso é parcialmente pavimentado e apenas 800m é de estrada de terra. Das oito trilhas, quatro são mais moderadas, com nível de dificuldade fácil e médio. Essas quatro dá pra visitar todas no mesmo dia. Site do parque: www.parque8cachoeiras.com.br.

Parque das Cascatas

O Parque das Cascatas fica localizado em Lageado Grande, no município de São Francisco de Paula. Situado próximo à Rota do Sol, o Parque posiciona-se estrategicamente entre as Rotas Turísticas dos Campos de Cima da Serra, das Hortências e dos Caminhos da Neve. São 54 hectares de área, com espaços privilegiados junto à natureza. O Parque oferece infra-estrutura com churrasqueiras, piscinas naturais, piscina social aquecida, sauna a vapor e seca, hidromassagem, passeios a cavalo, trilhas ecológicas, vôlei de areia e futebol, além de galpões cobertos, bar e restaurante. Para quem deseja pernoitar, é possível alugar cabanas mobiliadas com lareira, ou utilizar a área de camping. Site do parque: www.parquedascascatas.com.br.