RS - Presidente Lucena

Presidente Lucena

A história de Presidente Lucena começa por volta de 1750, quando então a estrada Presidente Lucena começa a ser aberta pelos tropeiros, que tocavam o gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Em 1824 chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsruck, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, se expandiram para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena que está distante aproximidamente 100km de Porto Alegre.

Circulando por Presidente Lucena

Como qualquer cidade de origem germânica no interior do Rio Grande do Sul, Presidente Lucena se destaca pelas construções em estilo enxaimel e pela extrema limpeza e conservação de ruas, casas e patrimônio público. Apesar de fazer parte da Rota Romântica, é pouco conhecida pelos turistas, talvez devido ao fato de que a cidade não fica às margens na BR-116, que é um dos caminhos que leva a região de Gramado e Canela. A cada dois anos é realizada a Schmierfest, a mais tradicional festa da cidade conhecida em toda região. O Schmier é o principal produto da cidade, ele retirado da cana-de-açúcar daí vem o nome da festa Schmierfest.

Casas históricas e estilizadas

Presidente Lucena ainda preserva algumas unidades de casas históricas e dentre elas, as simpáticas em estilo enxaimel.

Prefeitura e Câmara de Vereadores

O espaço reservado à prefeitura e à câmara de vereadores é digno de visitação, construções cheias de charme e bem cuidadas, combinam com a arquitetura da cidade.

Restaurante DheinHaus

Parada obrigatória para o almoço. Dheinhaus é um restaurante com a tradicional comida caseira alemã, que tem uma grande área com árvores,lago e animais. Anexo ao restaurante tem a loja colonial, onde podemos adquirir produtos coloniais ou tomar um cafezinho. No pátio encontramos várias atrações para a criançada, inclusive passeio de pônei. Aos domingos o almoço é acompanhado por música ao vivo, a Bandinha do Vovô reproduz a típica música alemã.