RS - Nova Petrópolis

Nova Petrópolis

A cidade de Nova Petrópolis, distante 95 Km de Porto Alegre e 35 Km de Gramado, é um pedacinho da Alemanha na Serra Gaúcha. O início da colonização de Nova Petrópolis foi em 07 de Setembro de 1858 por imigrantes alemães vindos da Pomerânea, Saxônia, Boêmia e Hunsrück, dos quais, descendem as maiorias dos seus habitantes. A ótima localização da colônia e suas belas paisagens naturais levaram seus fundadores a denominá-la Nova Petrópolis, como uma homenagem à Sua Majestade Imperial D. Pedro II e uma analogia à "Cidade Imperial de Petrópolis", no Rio de Janeiro, onde a corte passava os meses de verão. Nova Petrópolis se integra em todos os roteiros turísticos da Serra Gaúcha, um lugar tranqüilo, emoldurado por belezas naturais e culturais. Visitar esta bela cidade e conhecer suas potencialidades é sempre uma agradável surpresa. Nova Petrópolis também é conhecida, merecidamente, como "Jardim da Serra Gaúcha".

Circulando por Nova Petrópolis

Nova Petrópolis guarda a cultura alemã na sua arquitetura e urbanização. Em toda a cidade e principalmente ao longo da avenida XV de Novembro podemos apreciar o estilo germânico e o cuidado com o paisagismo também. Orgãos e instituições públicas também foram estilizados, ficando em harmonia com a bela arquitetura da cidade.

Igrejas

- Igreja da Paróquia São José Operário: Localizada no centro da cidade, construída com arquitetura contemporânea, valorizando as linhas retas, complementada pela torre e sacada. Em seu interior tem uma parede de vitrais no lado direito da entrada onde são retratados operários trabalhando.
- Igreja Luterana IECLB: Edificação de 1904, fica localizada no centro próximo à Praça da República, possui relógios na sua torres e está muito bem conservada.

Praça da República / Praça das Flores

Situada no centro da cidade, na Avenida XV de Novembro, a Praça da República é conhecida também como Praça das Flores, devido aos diversos canteiros recheados de espécies coloridas, que encantam os visitantes e se tornam cenário para belas fotos. É nessa praça que está localizado o Labirinto Verde, parada obrigatória para quem visita a cidade, ele é formado por ciprestes, cortados como cerca viva, formando um labirinto que encanta adultos e crianças. Na praça existe também o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis, o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina e a Casa do Artesão, destinada a sediar uma Central de Informações ao turista. Com 12 metros de largura, 8 metros de altura e 66 metros de extensão, uma parte da rua Rui Barbosa anexa à praça, que já foi palco de diversos eventos na cidade, recebeu uma cobertura, foi transformada em uma espécie de calçadão e batizada de Rua Coberta.

Parque Aldeia do Imigrante

O parque ocupa cerca de 10 hectares na área central da cidade, conta um pouco da história da colonização na região e á aqui que todo ano acontece o Festival de Malhas de Nova Petrópolis. O parque possui lojas de malha, artesanato, estúdios fotográficos que caracterizam as pessoas com indumentárias do passado e o quiosque Biergarten com lanches e bebidas. A sua atração principal é a aldeia histórica, que reconstrói a comunidade típica alemã, através de prédios em estilo colonial transferidos do interior do município. As casas em estilo enxaimel são originais, foram desmontadas do local original e remontadas no parque com o propósito de preservação. O cemitério existente junto à igreja, também foi reconstruído, porém, contém somente as lápides originais. Também funciona na aldeia o Museu Histórico Municipal, que abriga peças doadas por descendentes de imigrantes.

Ninho das Águias

O Ninho das Águias é ponto de encontro para os pára-quedistas na serra gaúcha. O mirante fica aproximadamente 700 metros de altitude, com rampa para vôo livre e uma vista panorâmica de 180º. Várias cidades gaúchas podem ser vistas do mirante, inclusive Caxias do Sul. Em época de ventos constantes, acontecem campeonatos de vôos de paraglider que deixam o céu ainda mais colorido. Para entrar é necessário pagar uma taxa, porém o local possui uma ótima infra-extrutura com internet wireless, estação meteorológica, um quiosque com churrasqueira, onde é servido lanches e bebidas e banheiros sempre limpos. Muitas pessoas visitam o mirante ao entardecer para aproveitar o pôr do sol, sem dúvida, um dos mais espetaculares da região.

Linha Imperial

Indo pela RS-235, a Linha Imperial está localizada a 7 quilômetros do centro da cidade. Nesse lugar surgiu a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, em 1902. Na praça Theodor Amstad encontra-se um monumento ao iniciador do cooperativismo e sua primeira sede. Junto à praça também está localizada a bela Igreja São Lourenço Martir e o túmulo de Theodor Amstad. À 1 quilômetro da praça, na propriedade de Lourdes Grings, fica o Pinheiro Multissecular com uma altura de 45 metros e um diâmetro que requer 7 pessoas adultas para ser abraçado. Várias casas históricas e hotéis também podem ser vistos por ali. Um lugar bem pacato pra quem quer descansar.

Café Colonial Sabor do Campo

O Café Colonial Sabor do Campo fica situado na região rural de Nova Petrópolis junto à uma pousada. Além do cardápio alemão com muita fartura, podemos sentir o aconchego da natureza ao seu redor, em um local tranquilo com capacidade para 120 lugares. Na nossa opinião, um dos melhores da região. O Café Colonial fica na rua Korbsberg, 271 no bairro Piá, próximo do pórtico da RS-235. Mais detalhes acesse: www.sabordocampo.com.br.