RS - Gramado

Gramado

Gramado é uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito. Outros eventos importantes e que atraem milhares de turistas são o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia, esta a festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos. Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Museu de Cera Dreamland, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua coberta, a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, Museu de Cera Dreamland, o museu situado num castelo estilo medieval, entre outras.

Pórticos

Gramado possui dois pórticos, um na RS-235 que liga a cidade à Nova Petrópolis, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado. O outro pórtico fica na RS-115 que liga Gramado à Taquara, construído em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã.

Circulando por Gramado

O Palácio dos Festivais é sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado (cinema latino e brasileiro). No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”. Os comerciantes locais aproveitam os temas para promover as vendas usando ícones do cinema, como o Darth Vader, em suas publicidades. A Rua Coberta é cenário de eventos e apresentações, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva. Gramado oferece várias alternativas para um tour pela cidade. Diversos modelos de ônibus estão disponíveis, inclusive uma limousine. Para os chocólatras o que não faltam são opções de lojas de chocolate caseiro espalhadas pelo centro da cidade.

Igrejas

- A Igreja São Pedro: Ou Igreja de Pedra como é conhecida, inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.
- A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB): Foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado.

Estilo na arquitetura

Gramado tem na arquitetura fortes traços germânicos, toda construção da cidade passa por um critério de avaliação e deve ser respeitada uma linha arquitetônica. Tanto as moradias como os prédios comerciais encantam os olhos de quem visita, com a perfeição nos detalhes, os jardins harmoniosos e as ruas limpas.

Gastronomia

Gramado se destaca também na gastronomia, a cidade oferece diversas opções: tradicionalista, alemã, italiana, entre outras. O lado de fora dos restaurantes já nos surpreende, com suas belas fachadas. Fica até difícil escolher com tantas opções, mas com certeza, qualquer decisão vale a pena. Para quem quer almoçar e jantar ao mesmo tempo, a sugestão é ir até um dos inúmeros cafés coloniais que Gramado oferece, a dica é ir sem almoçar, lá pelas 16:00h.

Praça Major Nicoletti

Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.

Praça das Comunicações e Etnias

A Praça das Comunicações e Etnias localizada junto a Estação Rodoviária de Gramado, é mais uma atração turística e espaço de lazer que a Gramado disponibiliza aos visitantes, mostrando a arquitetura das principais culturas que colonizaram a cidade: alemã, italiana e portuguesa. Ela apresenta habitações do gramadense interiorano, ricamente reconstruídas, e você ainda pode adquirir no local, pães, cucas, salames e outras delícias coloniais.

Lago Negro

Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.

Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Rita Bier possui 17 mil metros quadrados, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com mais de 70 anos. Através de uma ponte se tem acesso a uma pequena ilha em seu interior. O local é bastante freqüentado por moradores e turistas que aproveitam a beleza do local para fazer caminhadas ou praticar exercícios. Na época do Natal Luz o lago serve de cenário para a realização do espetáculo “Nativitaten”.

Rótula das Bandeiras

A Rótula das Bandeiras fica situada na praça Leopoldo Rosenfeldt, na Av. Borges de Medeiros, prestando uma homenagem simbólica aos estados brasileiros, que são representados pelas bandeiras hasteadas no local. No local tem uma réplica do Kikito, o troféu que representa o “Deus do bom humor”, que é entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

Belvedere Vale do Quilombo

Paisagem que se descortina diante dos olhos do expectador, mostrando o quanto Gramado é privilegiada e dotada pela natureza. Ali, os 850m de altitude parecem uma oração de amor e suavidade, onde o ser humano se integra na criação.

Cristais de Gramado

Fundada em 2002, a Cristais de Gramado é pioneira no Rio Grande do Sul e referência nacional na arte da fabricação do cristal artístico com a mesma técnica que os italianos utilizam na Ilha Murano em Veneza. Com base nesta técnica, conhecida como "di Murano", o cristal é moldado por meio de sopro e movimentos manuais que resultam em peças com cores e design exclusivo. A empresa oferece ao público visitante uma oportunidadeímpar de observar os mestres vidreiros produzindo ao vivo. Junto à fábrica, em um ambiente ao estilo veneziano, se encontram peças de decoração, presentes e também taças e vasos lapidados pelo mestre da lapidação. A loja apresenta ainda um mix de lançamentos exclusivos com mais de 18.000 modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano. E parafinalizar oferece a tecnologia laser pela qual é possível gravar em 3D quaisquer imagens em um cubo de cristal maciço. Maiores informações acesse o site: cristaisdegramado.com.br.

Avenida das Hortências

A Avenida das Hortênsias corta a cidade, inicia no Pórtico de Nova Petrópolis, tornando a rua gastronômica da cidade, passa pelo centro até chegar na cidade vizinha, Canela. Vários empreendimentos se concentram nessa avenida, como: restaurantes, cafés coloniais, fábricas de chocolate caseiro, lojas de couros, lojas de móveis, diversos museus, entre outras opções culturais.