RS - Bento Gonçalves

Bento Gonçalves

Situada no alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e o maior e mais expressivo pólo moveleiro do Estado. É uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul. Bento Destaca-se pela qualidade de vida, sendo a 1ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul e a 6ª do Brasil conforme estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003. O índice leva em consideração itens como longevidade, educação, saúde e renda.

Circulando por Bento Gonçalves

Bento Gonçalves não surpreende somente pelas belezas naturais, mas também pelo zelo dos moradores e administradores. A cidade consegue manter os canteiros impecáveis, as ruas limpas e as praças bem cuidadas, mas, o que mais chamou a nossa atenção, é que não vimos pichação na cidade. Parabéns aos bento-gonçalvenses! Bento também conserva parte de sua história na conservação de casarios antigos na área urbana.

Igrejas e suas belas praças

- Igreja Matriz Cristo Rei: Edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados. Junto à igreja tem a Praça Padre Rui Lorenzi, muito bem cuidada e florida.
- Igreja Santo Antônio: A construção do Santuário iniciou no ano de 1890, sendo concluída em 1894. Em 1923, passou por uma reforma e, em 1933, foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura. O estilo arquitetônico é romano, o altar de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior as paredes possuem pinturas retratando os milagres de Santo Antônio adornam o teto do Santuário.
- Igreja São Bento: Com capacidade para mil pessoas, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam a igreja, que tem a forma de pipa (barril de vinho). Junto à igreja tem a ampla e bela Praça Achyles Mincaronp, muito bem ornamentada e nela está localizado o Monumento aos Imigrantes.
- Capela Nossa Senhora das Neves: Esta igreja foi construída com vinho no início do século passado. Quando teve início a construção da Capela, uma grande estiagem assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Usava-se barro amassado com os pés nas construções e não cimento, então utilizou-se o vinho disponível para a argamassa, já que a colheita estava próxima e o vinho existente seria substituído pelo vinho novo. O vinho foi adicionado à palha de trigo formando a liga empregada para unir os tijolos.

Casa das Artes

A Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves foi criada em 1986 com a finalidade de formular e executar a política cultural do município, promovendo o aprimoramento de manifestações artístico-culturais. A Fundação é constituída pela Biblioteca Pública Castro Alves, o Museu do Imigrante e o Núcleo Central, o qual concentra as atividades administrativas e abriga o núcleo de Arte, no qual desenvolvem-se cursos de artes, dança, teatro e música.

Praça Centenário

Praça de grandes dimensões, propicia um belo passeio pelo calçamento que percorre toda a área da praça. Possui banheiros públicos, posto policial e uma ampla área de recreação com parque infantil, pista de skate e quadra poli-esportiva. Localiza-se no centro, esquina das ruas Félix da Cunha e Barão do Rio Branco.

Praça Bartholomeu Tachini

O visitante que busca um local para descansar, debaixo da sombra de uma árvore, ou que deseja admirar belos canteiros com flores, não pode deixar de visitar a Praça Bartholomeu Tacchini. Localizada no centro da cidade, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro, a praça conta com um monumento em homenagem ao General Bento Gonçalves, herói que dá nome à cidade.

Praça Via Del Vino

A Via del Vino é a principal rua do município. Recebeu esse nome em 1990, ano em que foi executado o largo em frente à Prefeitura, construída a "La Fontana" - o chafariz que jorra água na cor de vinho, as casas típicas de madeira, com Centro de Atendimento e Loja de Artesanato. Foi no seu entorno que a cidade se desenvolveu. A vida social e econômica girava em torno desta via, pela proximidade com a igreja matriz, o clube social, a prefeitura, praças e agências bancárias. Nesta via se encontram os prédios mais antigos do município. O "Tour via Del Vino" apresenta os vários atrativos desta região central da cidade e pode ser acompanhado por totens ao longo da via. Nesta região também estão presentes o Centro de Informações Turísticas e a Casa del Vino (comércio de produtos típicos regionais e onde ocorre a distribuição do "vinho encanado" em ocasiões de festa).

Praça Walter Galassi

Para o visitante que deseja uma área arborizada, a Praça Dr. Walter Galassi é uma ótima opção a ser visitada. Localizada na esquina das ruas General Osório e Marechal Floriano, na região central de Bento Gonçalves, a praça conta com diversas árvores, canteiros com flores e bancos para o turista poder descansar e admirar a beleza do local.

Praça Vico Barbieri

A praça Vico Barbieri foi recentemente revitalizada, recebendo diversas obras, como plantio de árvores, arbustos, flores e grama. A iluminação foi renovada e ampliada. As quedas d'água, que estavam desativadas, foram reformadas e voltaram a funcionar, juntamente com o chafariz. A novidade é a integração da praça à "Bento Digital", a rede de internet sem fio do município. A praça também conta com um playground para as crianças e um monumento à Vico Barbieri.

Maria Fumaça

O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno. Enquanto aguarda-se o embarque, é apresentado aos turistas a Epopéia Italiana, contando a história dos primeiros imigrantes que chegaram à região, ou se preferir, é possível fotografar "à moda antiga" com as vestimentas estilizadas da época dos imigrantes. Para maiores informações acesse o site oficial: www.giordaniturismo.com.br.

Ponte Ernesto Dornelles

A Ponte Ernesto Dornelles é uma ponte pênsil sobre o Rio das Antas, e liga Bento Gonçalves a Veranópolis. É popularmente conhecida como Ponte do Rio das Antas ou Ponte dos Arcos. A ponte não possui pilares apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros. É considerada a maior ponte pênsil de arcos paralelos do mundo.

Caminhos de Pedra

Iniciando a 13 Km do centro da cidade, a rota Caminhos de Pedra representa a cultura do imigrante italiano e a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico. Essa rota que vai até a cidade de Farroupilha passou a ser um roteiro turístico e gastronômico, onde dezenas de edificações, algumas mais que centenárias, oferecem seus mais variados atrativos. Nem todas são originárias desse trajeto, algumas foram demolidas de outras regiões da serra gaúcha e transferidas originalmente ou quase para essa rota.