RN - Tibau do Sul / Praia da Pipa

Tibau do Sul

Tibau do Sul é um município litorâneo do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 77 Km de Natal, a capital do estado. Pelo Censo de 2012 a sua popução é de 11.935 habitantes. A temperatura média anual é de 26º C. Tibau do Sul era um distrito pertencente a Goianinha com o nome de Tibau, que depois foi alterado para Tibau do Sul para diferenciar de um outro Tibau, município litorâneo mais setentrional do Rio Grande do Norte localizado na microrregião de Mossoró. O município foi emancipada de Goianinha na década de 1970. Internacionalmente conhecida por abrigar a Praia de Pipa, Tibau do Sul é um dos principais balneários do estado e um importante polo de turismo, que começou a se desenvolver na década de 1970, quando vários grupos de surfistas descobriram e começaram a frequentar cada vez mais as praias do município. Isso fez com que Tibau do Sul rapidamente crescesse no turismo, atraindo cada vez mais gente de todos os lugares do mundo, tornando Pipa uma das praias mais cosmopolitas do Brasil.

Circulando por Tibau e Pipa

O turismo é uma das bases da economia de Tibau do Sul. Aqui se encontra lazer para todos os gostos, um Pôr-do-sol inigualável na Lagoa de Guaraíras, falésias coloridas, praias calmas para um relaxante banho ou mais agitadas para a prática do surfe. Algumas praias chegam a ser até desertas e outras são santuários de golfinhos. Tibau do Sul é internacionalmente conhecida e um dos municípios mais visitados de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Chapadão / Praia do Amor

Praia de grande extensão e beleza, é considerada um dos refúgios de Tibau do Sul. Seu belo visual atrai diversos turistas, que podem admirar o lugar de cima das falésias. Para chegar até a praia, é necessário descer através de escadas improvisadas. Vizinha à Praia do Amor, que recebeu esse nome devido ao formato de coração deixado pelas ondas na areia, também é procurada por surfistas por conta das boas ondas.

Praia da Cacimbinha

A Praia de Cacimbinhas, com areias finas e largas, é o point dos surfistas, que se encontram em grande número, embelezando o mar com seus movimentos radicais. Praia de águas mais profundas e de vento constante, por ser uma enseada mais aberta. A rodovia RN-003 margeia as dunas de Cacimbinhas que dão acesso a paria. Do Alto das dunas pode-se avistar toda a orla entre Tibau do Sul e Pipa. Os passeios a cavalo no pôr-do-sol, dão um toque de magia e romantismo ao local.

Praia do Madeiro

Praia de difícil acesso mas compensador. O acesso se dá por uma escadaria íngreme e longa, que depois de concluído vem a recompensa. A praia oferece um visual inquestionável e alguns a consideram como a melhor do Brasil. Nela é possível encontrar algumas barracas de lanches com estrutura básica e até pessoas oferecendo aulas de surfe.

Praia da Pipa / Baía dos Golfinhos

Localizada no distrito de Pipa, a praia que possui o mesmo nome, se estende até Praia do Curral, conhecida popularmente como Baía dos Golfinhos, por ser um santuário natural de golfinhos e tartarugas marinhas. Para chegar à Baía dos Golfinhos é preciso descer até a Praia da Pipa e fazer uma caminhada impressionante entre pedras que se fundem na areia. A Praia da Pipa ou Praia do Centro é mais agitada, ali tem toda infra-estrutura para quem quer passar o dia na beira do mar ou fazer um passeio de barco. O nome "Pipa" vem de uma pedra localizada na extremidade setentrional da praia, cujo formato é semelhante ao de uma pipa, um barril de carvalho usado para armazenar bebidas.

Lagoa de Guaraíras

Ao chegar ao litoral de Tibau do Sul, próximo ao porto ou no mirante do pórtico da cidade, a primeira paisagem que se avista é a das mansas águas da Lagoa de Guaraíras. Essa lagoa no passado já teve suas águas puramente doces, com o passar dos tempos a natureza se encarregou de ligá-la ao mar. Além de servir de rota para a praia de Malembá, a lagoa é base de uma das mais importantes atividades econômicas do município, a carcinicultura (criação de camarões). As águas da Guaraíras banham quatro municípios e a pesca artesanal, feita em canoas, é um show a parte a se assistir. A lagoa também atende ao turismo com passeios de barco, lancha, e canoa, pesca esportiva e até banana-boat. Ela possui vários portos e ancoradouros em toda a sua extensão e uma história de batalhas, tragédias e reconstrução, existindo até uma ilha histórica, a do Flamengo, com ruínas de um forte holandês. Ao cair da tarde, o pôr-do-sol de Guaraíras impressiona, a lagoa e céu ficam dourados, um cenário mágico e deslumbrante.