PB - Cabedelo

Cabedelo

Cabedelo tem seu nome proveniente da expressão que significa "pequeno cabo", é um município portuário pertencente à área metropolitana da Paraíba. O município limita-se com os municípios de Santa Rita, Lucena e João Pessoa. Dentre suas atividades econômicas, predominam o comércio, inclusive o de derivados de petróleo, os serviços de operações portuárias, a pesca, a indústria e o turismo.
O município se encontra em 2º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, na Paraíba com 0,757 e é o município mais rico do estado em produto interno bruto per capita.
As chuvas começam geralmente em abril e terminam em julho. A vegetação é bastante diversificada, apresentando faixas de Mata Atlântica, coqueirais e manguezais.

Circulando por Cabedelo

Cabedelo possui uma geografia peculiar com 18 quilômetros de extensão por 3 quilômetros de largura. É aqui que inicia a polêmica e faraônica obra, a Rodovia Transamazônica, com 4.223 km de comprimento, ligando Cabedelo até Lábrea no Amazonas. Até algumas décadas atrás, Cabedelo era uma cidade que se expandia horizontalmente, no máximo com dois pavimentos. A partir da construção da Via Litorânea, passou a predominar a verticalizacão das construções, principalmente nas praias do litoral norte, com detalhe especial para o loteamento Intermares.

Fortaleza de Santa Catarina

A Fortaleza de Santa Catarina do Cabedelo, popularmente conhecido como Fortaleza de Santa Catarina ou Forte de Santa Catarina, localiza-se sobre uma elevação arenosa à margem direita da barra do rio Paraíba do Norte. Representa um testemunho vivo das lutas contra os invasores holandeses da Região Nordeste à época do Brasil Colônia.

Praias de Cabedelo

A principal atração turística de Cabedelo são seus dez quilômetros de praias. A região mais próximna de João Pessoa é mais nova e verticalizada, onde se encontram as praias de Intermares, Poço e Camboinha. A Praia de Intermares, também conhecida como Mar do Macaco, é uma das praias de surfe do litoral norte, onde são realizadas várias etapas de campeonatos de surfe. Nela, o Projeto Guajiru acompanha a desova das tartarugas marinhas. A Praia do Poço conta com boa estrutura turística para passeios e lazer, barcos e jangadas que levam à Areia Vermelha. Lá, é realizado o Fest Verão Paraíba. Na região mais próxima ao centro da cidade, fica uma parte da Praia de Areia Vermelha, Praia Formosa, Praia de Miramar e a Praia de Ponta de Matos. Em Areia Dourada e Formosa, existem as barracas de praia e predominam os casarões de praia. Com apenas poucos edifícios, estas regiões chegam a não ter movimento algum em outras épocas do ano fora o verão. Em Formosa, também se localiza a Câmara Municipal de Cabedelo. As praias de Miramar e Ponta de Matos são as menos frequentadas, o agito é maior nos restaurantes e, até no verão, quase não existe movimento, apesar de serem praias muito bonitas, com vista para a cidade de Lucena, do outro lado da foz Rio Paraíba. O mar nessas praias é mais agitado e é muito próximo do porto. A Praia de Ponta de Matos tem, ao seu lado, o Dique do Porto de Cabedelo. Outro ponto turístico da cidade é a Praia Fluvial do Jacaré, que conta com muitos restaurantes à beira do Rio Paraíba e com um lindo pôr do sol ao som do Bolero de Ravel.

Praia do Jacaré

A Praia Fluvial do Jacaré ou Praia do Jacaré é uma área turística onde estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato e casas de pescadores. Os turistas que conhecem a praia de Jacaré costumam ficar encantados com as belezas naturais oferecidas pela rica fauna e flora ali encontradas, mas sem dúvida, o espetáculo mais bonito é proporcionado pelo Sol, que se põe de mansinho, enquanto é saudado pelo Bolero de Ravel, que é executado diariamente por Jurandy do Sax nos bares instalados às margens do Rio Paraíba. A praia também é um local de pescaria e de esportes como o remo. Algumas pessoas vão à praia velejar.